1. Cirurgias para disturbios do movimento (Tremor, Parkinson, Distonias);
2. Biópsias cerebrais estereotáticas
3. Tratamento da dor lombar (facetária) por Radiofrequencia
4. Tratamento da dor por estimulação medular
5. Tratamento minimamente invasivo da doença discal (Biacuplastia, Laser intradiscal)
6. Tratamento da dor do trigêmeo - balão e Radiofrequencia
7. Implante de bomba de liberação de medicamentos intratecal (medular) - Morfina e/ou Baclofeno
Muitas pessoas sofrem lesões em alguma parte do sistema nervoso central (SNC) e ficam com algum grau de “sequela” neurológica, tornam-se incapazes ao trabalho e sofrem com a piora da qualidade de vida. O sofrimento destes pacientes pode ser amenizado através de tratamento neurocirúrgico funcional.
Por exemplo, uma pessoa que sofreu um traumatismo raquimedular, pode sofrer com dores, espasticidade (espécie de enrijecimento muscular) e espasmos musculares incontroláveis, tem indicação de tratamento com baclofeno intratecal (medular) através de bomba implantável programável para controle da dor e dos espasmos.
Outros podem sofrer de um distúrbio de movimento chamado de tremor sintomático, caracterizada por tremores de baixa frequência que pioram com a postura e a intenção de movimento, muito comum após quadro de AVC (acidente vascular cerebral), pós paralisia cerebral (PC) ou doenças autoimunes, como a Esclerose Multipla (EM). A doença traz uma limitação da qualidade de vida e alterações funcionais que impactam na vida social dessas pessoas, mas podem ser tratadas com cirurgia estereotática ablativa por radiofrequência, com bons resultados.
Outra causa comum é a discinesia tardia. É uma desordem do movimento extrapiramidal que surge por uso prolongado de neurolépticos (haldol e risperidona, por exemplo) na doença psiquiátrica. Nestes casos, podem serem implantados eletrodos cerebrais profundos para controle dos movimentos.