Tratamento para Dor Crônica

 

Dor crônica é uma sensação e experiência emocional desagradável associada à lesão tecidual, real ou potencial, ou descrita em termos desta lesão. Dor que persiste depois do tempo esperado para cura ou cicatrização e que seria inesperada após 3 meses.

São exemplos de dor crônica:
• Neuralgia do trigêmeo;
• Neuralgia pós herpes zoster;
• Dor pós lesão de plexo nervoso ou medular;
• Dor durante ou após tratamento de câncer (oncológica);
• Dor miofascial (muscular);
• Osteoartrites e osteoartrose

Após os 3 meses um local teoricamente já "cicatrizado", pode por diversos motivos, manter estímulos dolorosos (chamado de sensibilização periférica) e depois atingir os centros de controle de dor do sistema nervoso central (chamado de sensibilização central). Quando a dor torna-se crônica, os mecanismos de controle no local da origem da dor (como analgésicos e medicações tópicas) podem se tornar ineficazes. Daí a necessidade de uma melhor avaliação e necessidade de tratamento especializado.

O tratamento da dor crônica, baseia-se na fundamentação do controle de forma multidisciplinar e multifatorial, como anticonvulsivantes (agem na propagação do estímulo doloroso), antidepressivos (alguns tipos agem nos centros de controle de dor no cérebro) para dessensibilização central, atividades físicas e psicoterapia, acupuntura, liberação miofascial (dor muscular) em alguns casos de dor muscular e acompanhamento com especialistas a longo prazo. O reconhecimento de melhora é o controle da dor pelo período mínimo de 6 meses após o início do tratamento.

Bloqueios anestésicos são utilizados na prática médica para conferir como teste a origem da dor de uma determinada inervação, quando esta dor é determinada em um compartimento, por exemplo as facetas articulares da coluna lombar, a dor no herpes zoster referente a um nervo intercostal, dor pélvica pós cirurgia de tumores ou dores abdominais por algum tipo de câncer específico. Algumas doenças que também alteram o sistema nervoso autônomo, como as distrofias simpáticas podem responder ao bloqueio.


Entre em contato pelo WhatsApp ou agende pelo site.
agendamento@drangelorcazevedo.com.br

 

Botão Agendamento Botão Agendamento2